quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

A plaquinha no portão

 Histórias de empreendedorismo no Eldorado 


Aline Oliveira, de 15 anos, nunca pensou que poderia aprender uma profissão no circo. Mas, diferente das crianças que visitam o projeto Rumos ao Novo Eldorado, ela não aprendeu malabarismo, rola-rola ou a andar de monociclo. Ela descobriu como fazer unhas. “Eu não sabia nem para onde ia”, ri.

Durante dias ela participou, mesmo sem ter a idade mínima necessária, de um curso de manicure e pedicure oferecido na comunidade. “Eu não podia fazer porque só tenho 15 anos, e era para adultos. Mas eu queria muito aprender, então fui apenas como ouvinte. No final, decidiram me dar o certificado”, conta.

O novo conhecimento virou profissão quando Aline decidiu pendurar uma pequena plaquinha no portão de sua casa Manicure e Pedicure. Ela agora se orgulha de conseguir uma renda extra devido ao curso. “Já tenho minhas clientes”, comemora.

O curso de manicure faz parte de uma grande quantidade de atividades que foram ofertadas para a comunidade, tais como os cursos de informática, atendimento ao cliente, culinária, atividades esportivas, entre outros.


Em breve, um salão...
Aline não é a única empreendedora. A cabeleireira Shirlley Oliveira, de 28 anos, ganhou do projeto 'Rumos ao Novo Eldorado' um kit de cabeleireiro, com direito a duas cadeiras, uma para corte e outra lavatório. Os itens foram adquiridos através de parceria com a Secretaria Estadual de Pequenos Negócios e possibilitaram que a cabeleireira realizasse o sonho de abrir um salão na comunidade.

O espaço está sendo construído na antiga varanda de Rosa Mística, vizinha de Shirlley, que trabalha com limpeza de pe- le.“Decidimos nos unir e trabalhar. A ideia é ter um espaço para todos os talentos da comunidade”, diz.

As outras profissionais trariam seus materiais de trabalho e só pagariam uma porcentagem para manutenção do espaço.


Duas primas e um salão
Luzia da Silva e Geane da Silva serão as novas empreendedoras da comunidade Eldorado. As duas são primas e participaram do curso de manicure pelo projeto. Luzia já tinha experiência e agora aguarda o seu kit de manicure, que será entregue pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Pequenos Negócios. Em janeiro, as duas irão fazer o curso de cabeleireiro para então abrir o negócio.

O curso foi realizado pelo SENAC no espaço do circo, o que facilitou a participação, pois Geane tem uma filha de 3 anos e precisava levá-la ao curso. Enquanto ela aprendia a fazer unhas, sua pequena Irene se divertia na companhia dos monitores do circo. Mal sabia ela que sua mãe estava prestes a ter uma profissão que vai gerar renda extra para toda a família.

Se o curso não tivesse vindo até a comunidade, eu e outras mães não teríamos feito. O projeto, trazendo esses cursos para nós, fez toda a diferença na nossa vida. Só posso agradecer! Tudo agora vai mudar”, comenta emocionada, Geane da Silva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário