sexta-feira, 6 de março de 2015

A nossa hortinha!

Um pouco sobre permacultura e educação ambiental no Eldorado



O jovem Ismayk de Castro, de 19 anos, é um dos membros da comunidade Eldorado. Junto com Sérgio Aquino, outro agente comunitário, eles produzem e cuidam de uma horta, toda feita de material reciclado. No local é aplicado o conceito de permacultura.

Ismayk conta que encontra no trabalho que faz para a Ciranda uma forma de renda para sustentar a família.“Estamos há três meses trabalhando aqui nesta horta, produzida por pessoas da comunidade. Criamos a estufa e venho aguar todos os dias. Só agora que está começando a brotar, mas vai trazer bons lucros se souber- mos administrar”, diz.

Ele fala sobre o que acredita que o circo e a criação da horta trouxeram de bom pra comunidade. “Eu praticamente não sabia de nada. Agora aprendi um pouco de carpintaria com os meninos, aprendi a cultivar e muitas outras coisas”, afirma.

Alcinethe Damasceno, coordenadora do projeto ‘Novos Rumos’ explica que o terreno foi cedido pela prefeitura de Rio Branco e, além da horta, existe a criação de galinhas, a plantação de ervas medicinais e o uso da reciclagem para construir a estrutura.

Esse espaço serve tanto para a produção, como para o treinamento. É o local onde a comunidade pode aprender sobre cuidados de plantio, fabricação de biofertilizantes, entre outras coisas. Nos quintais que são adequados, nós estamos implantando alguns permaquintais para auxiliar a comunidade”, explica.


O que é permacultura?
O conceito foi criado pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren, nos anos 70. De lá para cá, a permacultura passou a ser um método reconhecido na busca de uma cultura sustentável.

Este sistema de planejamento holístico trabalha a favor da natureza, se apropriando de processos naturais, unindo a prática das comunidades tradicionais com o conhecimento científico para estabelecer comunidades sustentáveis.

No planejamento destas comunidades, além do ambiente físico, é preciso considerar os aspectos sociais, econômicos, culturais e espirituais como parte imprescindível dos projetos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário