sexta-feira, 6 de março de 2015

De onde vem o circo?


Das acrobacias usadas como treinamento pelos guerreiros chineses até a doma de animais na Roma antiga, a arte circense está no mundo a milhares de anos. O primeiro circo a se tornar famoso foi o Circus Maximus, inaugurado no século 6 a.C, que tinha como atrações: corridas de carruagens, lutas de gladiadores, apresentações de animais selvagens e de pessoas com habilidades incomuns. O local tinha espaço para mais de 150 mil pessoas e foi destruído por um grande incêndio.

Com o fim do império romano, os artistas populares passaram a improvisar suas apresentações em praças públicas, feiras e entradas de igrejas. Dessa forma nasciam as famílias de saltimbancos, que viajavam de cidade em cidade para se apresentar com espetáculos de malabarismo, dança e teatro.

O circo moderno, com picadeiro circular e as atrações que até hoje compõem as apresentações circenses, só surgiu na Inglaterra do século 18. Em 1768 o ex-militar inglês Philip Astley inaugurou, em Londres, o Anfiteatro Real das Artes para exibições equestres. Ele começou a alternar as apresentações com números de palhaços, acrobacias e malabarismo para quebrar a seriedade dos espetáculos. O sucesso foi tão grande que o circo inglês começou a ser imitado em todo o mundo.

No Brasil, o circo foi começar no século 19, com as famílias vindas da Europa, que se agrupavam em guetos e faziam interpretações teatrais. Também vieram ao país os ciganos, que eram perseguidos na Europa, e tinham uma ligação forte com o circo. Eles viajavam pelo país e adaptavam seus espetáculos ao gosto da população local, se um número não agradava o público, rapidamente era retirado das apresentações. Entre suas especialidades incluíam-se a apresentação de domadores de ursos, ilusionistas e exibições com cavalos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário