sexta-feira, 6 de março de 2015

É o fim?


Todo mundo sabe que circo não fica sempre no mesmo lugar. Eles circulam de cidade em cidade para mostrar suas apresentações. Todo circo é assim.

Durante meses, as crianças do Eldorado aproveitavam todo o tempo livre para ir ao circo e aprender a arte circense. Entre andar de monociclo e fazer malabarismo com bolas, eles também descobriram sobre a importância do meio ambiente e incentivaram seus pais a participaram das aulas de manicure e pedicure, pintura de parede ou informática.

Mas está chegando o fim do projeto e a hora de levantar a tenda e guardar as coisas.

Ninguém quer que o projeto saia do Eldorado, as pesquisas feitas pela Ciranda mostram que todos querem que o projeto continue na comunidade. Para Alcinethe Damasceno, o ideal é que o projeto pudesse ficar por pelo menos três anos. Mas como tudo depende de dinheiro, chega a hora de arrecadar verba para que o projeto continue. “Queremos buscar parcerias com o estado e o município, já temos uma estrutura de contrapartida”, diz a coordenadora do projeto.

A ideia é que o circo possa circular também em outras regionais de Rio Branco e, se possível, em outros municípios acreanos.

Marcus Alexandre, o prefeito de Rio Branco, já demonstrou interesse em perpetuar as ações do projeto. “É um projeto fantástico, que envolve mobilização, capacitação, comunicação e cultura, educação ambiental, esporte. É um trabalho tão bonito que vamos apoiar a continuidade da experiência”, disse.

O que isso significa? Será que o circo vai acabar no Eldorado? Na verdade, não.

Mesmo que não possa continuar na região do Eldorado, o circo fica no aprendizado das crianças, sobre disciplina, trabalho duro, es- forço e treino. Fica na comunidade, que deverá tocar para frente a horta comunitária e os permaquintais. Estará no salão de beleza da Shirlley, ou no trabalho de manicure da Aline.

O Circo Eldorado vive enquanto qualquer pessoa que teve contato com ele utilizar o que aprendeu no projeto para mudar de vida e melhorar a sua realidade e de todos ao seu redor. Você não vai deixar o circo morrer, vai?

Então nos ajude a deixar ele sempre vivo, afinal... O espetáculo tem que continuar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário